Mapa Mental Grátis!

Mapa Mental Grátis!

17 Dicas estratégicas de como ser um empreendedor de sucesso.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como abrir uma loja de roupas do zero. O guia para iniciantes.

Como abrir uma loja de de roupas é a pergunta que muitas pessoas se fazem. Há uma grande oportunidade nessa área justamente pelo grande crescimento dos e-commerces.

É que boa parte das pessoas estão criando suas lojas virtuais para poderem conseguir uma renda que no início pode até ser extra, mas depois pode se consolidar.

Estatísticas apontam que 43% dos internautas fizeram suas compras online somente este ano. O que isso significa? Que investir em moda pode dar muito dinheiro.

Afinal… quem não gosta de estar sempre bem vestido, não é mesmo? Houve um crescimento muito grande em termos de e-commerces, mas também houve uma alavancagem em termos de lojas de roupas físicas.

Você pode mandar confeccionar sua própria roupa – marca pessoal – ou você pode comprar e revender.

Então, há várias formas de como abrir lojas de roupas e nós vamos desmistificar algumas delas aqui nesse artigo.

Como abrir lojas de roupas: e-commerce

Você sabia que os e-commerces são responsáveis por um faturamento de mais de 40 bilhões de reais somente este ano? Isso mesmo! Mas o que são os e-commerces?

Eles são como lojas virtuais, onde você vende e recebe todo o dinheiro online. É uma opção muito cômoda para quem está começando a mexer com moda.

A vantagem da loja virtual é que ela tem um custo bem menor.

Como um e-commerce você pode:

  • Vender online sem ter que colocar vendedor para o atendimento;
  • Receber os valores das vendas em boleto, cartão ou outros;
  • Entregar os produtos pelos Correios;
  • Economizar com atendente de loja;
  • Direcionar o seu dinheiro com a divulgação dos produtos.

 

Como abrir lojas de roupas: lojas físicas

Neste artigo, vamos dar mais ênfase nas lojas físicas. Se você optar por vender suas peças em lojas físicas, você tem que ter em mente que terá um investimento inicial variável, dependendo com o que você pretende gastar. Mas com certeza serão necessários gastos com:

  • Computadores;
  • Sistemas informatizados;
  • Atendentes;
  • Estoque;
  • Transportadora para envio dos produtos;
  • Entre outras coisas.

Por isso, antes de começar é sempre bom colocar na ponta do lápis tudo que será necessário.

Ah! E tem mais: se for uma franquia você ainda terá gastos colocando no padrão desejado por ela.

Mas não é nada para se preocupar e deixar os cabelos caírem. Fique tranquilo! Você pode conseguir incentivos com o governo para abrir seu primeiro empreendimento ou até acessar o banco, se for o caso.

O importante é pôr em prática a sua loja e usufruir deste mercado em ascensão.

Como abrir lojas de roupas: Escolhendo o ponto

O ponto é algo crucial para um empreendimento. Se você tem o desejo de abrir uma loja física em um local adequado continue com a gente.

O que é um ponto?

Descubra agora como ganhar até R$5000 por mês fazendo bolos no pote! A sua oportunidade de ter um negócio lucrativo, com baixo investimento. Clique aqui!

Um ponto é um local onde você pode vender produtos ou prestar seus serviços. É um local onde você poderá pôr em prática todas as suas habilidades de empreendedor.

Se seu ponto estiver localizado em um espaço de difícil acesso, sem estacionamento e nem infraestrutura, você já começará perdendo espaço para a concorrência, o que não é bom; mas vamos por partes.

Para escolher o ponto adequado, você tem que fazer uma pesquisa mercadológica no local, ver se o fluxo de pessoas que passam por lá é grande, se são apenas pessoas que passam ou se são pessoas que costumam comprar…

É imprescindível uma pesquisa de mercado antes de sair investindo em qualquer ponto. Clique aqui para saber mais.

Como abrir lojas de roupas: custos

Agora é hora de pôr na ponta do lápis tudo que vai gastar:

  • Aluguel do ponto;
  • Condomínio;
  • Taxa de bombeiros;
  • Luz;
  • Água;
  • Entre outros.

Coloque tudo em um papel para melhor visualizar o quanto de gastos você terá na empreitada. E faça isso mesmo, porque se você não fizer esse levantamento abrirá as portas para uma concorrência mais bem preparada.

As pessoas se perguntam muito sobre como abrir lojas de roupas sem grandes investimentos. Para você abrir uma lojinha pequena, você vai precisar de aproximadamente uns R$ 100.000,00.

Mas não se assuste pois você ainda pode recorrer ao banco, já que em sua maioria eles possuem crédito para micro e pequenos empreendedores. Clique aqui para saber mais.

O importante mesmo é começar de algum lugar e saber que com os lucros da loja você vai poder ir pagando aos poucos as prestações. Por esse motivo, coloque essas prestações também no cálculo dos custos.

Como abrir lojas de roupas: posicionamento

Aqui nós separamos este espaço para que você fique sabendo como se posicionar no mercado competitivo de lojas de roupas.

Então… como você pretende trabalhar? Qual tipo de roupas você vai vender? Já pensou nisso?

Você pode vender:

  • Roupas masculinas;
  • Roupas femininas;
  • Infantis;
  • Infanto-juvenis;
  • E para outros determinados nichos.

Abaixo vídeo explicativo interessante sobre nichos:

Por esse motivo é sempre bom fazer uma pesquisa de mercado para saber se no seu ponto qual seria a melhor opção de loja. Quais lojas estão próximas a sua? Qual é a deficiência do mercado para aquele determinado local?

Tudo isso você tem que ter em mente antes de começar e como este guia é um passo a passo das possibilidades, então você já pode notar que tem muita coisa a ser feita, não é mesmo?

como abrir uma loja de roupa virtual

Como abrir lojas de roupas: perfil do cliente

Identificar o perfil do cliente que compra de você é essencial para que você saiba montar o seu negócio. Você precisará saber se o seu cliente é mais clássico, despojado, jovial e etc. Precisará saber do que ele gosta verdadeiramente e o porquê de ele comprar aquele produto.

O ideal para você seria uma pesquisa de público-alvo na região que escolher montar sua loja. Essas pesquisas mercadológicas você encontra empresas diversas na internet oferecendo.

Escolha uma empresa séria, em primeiro lugar, e depois pense no preço da pesquisa. Quanto mais séria for a análise feita, melhor será para sua loja.

O perfil do cliente passa justamente por essa análise pormenorizada do que o ele gosta e como se sente bem.

como abrir loja de roupas

Como abrir lojas de roupas: concorrência

Não tenha medo de concorrentes, porque todos eles existem em diversas áreas do comércio e prestação de serviços. Se você vai abrir uma loja, tem concorrente; se você vai abrir uma prestadora de serviços digitais, por exemplo, tem concorrente.

Então, levando isso em conta, temos que ter em mente que os concorrentes fazem parte do negócio e podemos aprender muito com eles.

Como lidar com concorrentes? (estratégias)

  1. Examine os seus passos recentes;
  2. Tente superar as expectativas do cliente;
  3. Tente superar as expectativas do concorrente a respeito do seu negócio;
  4. Faça promoções relâmpago;
  5. Esteja sempre atualizado sobre o seu nicho.

Como abrir lojas de roupas: formação dos preços

Faça um levantamento específico em que constem exatamente gastos e receitas. Para formação do preço você terá que levar em consideração a margem de lucro que quer ter e os custos fixos e variáveis, que serão embutido no preço.

Segue um videozinho muito bom que explica sobre como calcular o seu preço de venda:

Pense sempre nisso antes de qualquer passo que der e verifique cada um dos pontos que dispusemos aqui para que venha a ter mais sucesso.

Gostou do artigo? Deixe o seu feedback nos comentários.

Tags: | | | | |

4 Comentários

  1. Muito boas dicas sobre posicionamento. Gostaria de trabalhar com roupas para crianças e mães. Acham que pode enfraquecer a marca atuar nas duas frentes?

  2. Vejo muitos empreendedores fecharem seu negócio devido à falta de planejamento, por isso é tão importante a gente buscar esse tipo de conhecimento. Obrigada pela divulgação das informações…


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.